sábado, 30 de abril de 2011

Diocese de Palmeira dos Índios realiza a Ordenação Episcopal do Mons. José Francisco Falcão de Barros

 
O Santo Padre nomeou Auxiliar do Ordinariato Militar para o Brasil o Rev.do Pe. José Francisco Falcão de Barros, do clero da diocese de Palmeira dos Índios, até agora Pároco de São Vicente de Paulo em Palmeira dos Índios e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas, concedendo-lhe a sede titular episcopal de Augurus. O Rev.do Pe. José Francisco Falcão de Barros nasceu em 14 março 1965 em Paulo Jacinto. Frequentou a escola média no Colégio Diocesano de Garanhuns e o Curso de Filosofia e de Teologia na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conseguiu a especialização em Agronomia na Universidade Federal de Alagoas; a Licenciatura e o Doutorado em Direito Canônico na Pontificia Università San Tommaso di Aquino em Roma. Foi ordenado sacerdote em 18 novembro 1991 em Palmeira dos Índios. A Ordenação Episcopal do Mons. José Francisco Falcão será realizada no dia 29 de abril às 17h na Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios-AL, e terá como sagrante principal Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano de Palmeira dos Índios e  os co-sagrantes:Dom Osvino Both,  Arcebispo castrense (militar) do Brasil e Dom Henrique Soares da Costa, Auxiliar de Aracaju -SE.
Fonte: Paroquia Santo Antonio
Leia Mais ►

O PAPA BEATO


Os freis Ademir e Jociel viajaram a Roma para participar do rito no qual Joao Paulo II sera' beatificado - dia 1 de maio.
Leia Mais ►

terça-feira, 26 de abril de 2011

ACONTECERÁ

De 25 a 28 de julho do ano em curso, acontecerá no Convento de Caruaru-PE o Encontro de Professos Perpétuos e Padres Novos (até 5 anos de profissão e ordenação, respectivamente).
Tema: Vida Religiosa e Minoridade
Assessor: Frei Odair Verussa, OFMCap.
Leia Mais ►

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FRADES VÃO ESTUDAR EM ROMA

Os freis José Martins Junior e Humberto Rodrigues, viajam hoje à Roma, a fim de estudar Espiritualidade Franciscana durante 2 anos. Por eles, nossas orações e nossa alegria fraterna. Boa viagem e uma excelente estadia na Cidade Eterna.
Leia Mais ►

Matriz do Pina - Restauros

A imagem do Senhor morto restaurado por frei João Bosco
sob o olhar de Frei Junior
A pia batismal totalmente restaurda
deixada na pedra de márome róseo original
Leia Mais ►

Dom Frei Magnus e os (as) Presidiários (as)

SALGUEIRO-PE: Em mais uma promoção da Pastoral Carcerária, os detentos do Presídio de Salgueiro tiveram momento de oração realizado na tarde desta última terça-feira (19). O encontro foi marcado pela participação do bispo Dom Frei Magnus e do cantor da banda Limão com Mel, Batista Lima.
D. Fr. Magnus e Batista Lima
O bispo, que mantém constante contato com os presidiários, transferiu a mensagem de fidelidade com a fé e esperança de reconstruir a vida dentro e fora do presídio. Aliado às palavras do sermão do filho pródigo, que conta a história de um filho que foi embora da casa de seu pai com a parte de sua herança e após tudo gastar voltou para a casa do pai, o bispo convocou que os presos “voltassem à casa do Pai- Deus”.  Pela segunda vez no presídio, Batista Lima cantou músicas que fazem parte do seu repertório do show católico e falou sobre o testemunho de vida, tendo como exemplos acontecimentos que afetaram o seu casamento e carreira musical, até quando começou a integrar o movimento da renovação carismática da Igreja Católica.  cantor também anunciou que fará show na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e solicitou que a platéia levasse roupas masculinas, que serão doadas para o Presídio de Salgueiro. Demonstrando gratidão pelo momento, os presos agradeceram ao bispo pela disponibilidade sempre prestada.
O bispo com os irmãos detentos
Também como forma de agradecimento, os detentos cantaram e tocaram músicas que são cantadas por Batista Lima e sucessos da banda Limão com Mel. No final, os convidados e a Pastoral Carcerária lembraram-se da importância da população se mobilizar e ajudar os detentos com a doação de material de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nas secretarias da Paróquia de Santo Antonio e Santa Cruz, ambas em Salgueiro.

VERDEJANTE-PE: As presidiárias locadas na Cadeia Feminina de Verdejante receberam a ilustre presença do bispo de Salgueiro Dom Frei Magnus Henrique Lopes. A visita do bispo foi promovida pela Pastoral Carcerária de Salgueiro e aconteceu neste último sábado (9). O bispo Dom Frei Magnus celebrou a Santa Missa e proporcionou momento de louvor e adoração cantando músicas católicas, chegando a emocionar todas presidiárias e envolvidos. Há oito meses cumprindo pena, Maria Ivoneide da Conceição, de 43 anos, chorou diversas vezes durante o encontro. Ela recordou dos familiares e dos seis filhos que estão vivendo com o seu marido. “Eu sonho com o dia em que sairei do presídio. Enquanto isto não acontece, busco ter fé. Este foi um momento maravilhoso e agradeço ao bispo e a Pastoral Carcerária pela assistência”, falou. Como forma de agradecimento, uma das presas entregou um terço confeccionado por elas em crochê.
Leia Mais ►

sábado, 23 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!!!

Desejamos a vc nosso (a) companheiro (a) internauta e leitor (a), aos seguidores deste blog, uma feliz e abençoada páscoa. O Senhor ressurgiu! Aleluia!!!

Leia Mais ►

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SOLIDARIEDADE PASCAL

Ontem, na Igreja Matriz do Pina, em Recife-PE, os freis juntamente à OFS entregaram pães (como de costume, na terça-feira, dedicada a Santo Antônio) e 60 kilos de peixes às 40 famílias carentes cadastradas pelo "Pão dos Pobres de Santo Antônio". Parabéns pela iniciativa. Que seja o início de muitas outras!

Leia Mais ►

O silêncio do Calvário e do túmulo será rompido pelas tombetas do Aleluia



Feliz Páscoa!!!
Leia Mais ►

Uma antiga tradição na Semana Santa

Remonta a além de nossos bisavós o antigo costume de cobrir as imagens dos santos de nossas casas e igrejas com um pano de cor roxa.
Os freis Roberto e Ademir enquanto cobriam as imagens
 da capela de São Félix (Pina - Recife-PE)
Leia Mais ►

A Paixão de Cristo por muitos recantos

Por muitos recantos do Brasil e do mundo, encena-se a Paixão de Cristo. Uma forma de trazer à memória o gesto de amor-doação feito pelo Filho de Deus. E em cada um desses lugares, a arte e a beleza expressam de modos diversos a Via-crucis, o Calvário e a Ressurreição.
O palácio de Pôncio Pilatos
Nova Jerusalém-PE
Nova Jerusalém-PE: cena da Crucifixão
A lua cheia no céu deu mais beleza e naturalidade ao cenário
Fafá de Belém que interpretou Maria,
a mãe de Jesus (personagem do global Thiago Lacerda)
Leia Mais ►

49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Todos os anos, os bispos de todo Brasil se reúnem em Assembleia Geral para definir os rumos da Igreja no país. Este ano, pela primeira vez, o evento acontecerá na cidade de Aparecida-SP, que se prepara para deixar tudo pronto para receber as comitivas. A cidade conhecida tradicionalmente pelo turismo católico se prepara para um novo desafio: receber pela primeira vez a Assembleia Geral dos Bispos. O encontro que acontece sempre no segundo final de semana após a Páscoa, por 33 anos foi realizado em Itaici, interior de São Paulo. A decisão da mudança levou em consideração a importância religiosa do Santuário Nacional de Aparecida. Como a Assembleia se transfere de forma definitiva para Aparecida, um local com hotéis, capelas e um centro de convenção, está sendo construído para acolher os bispos a partir de 2013. Por enquanto, as comitivas serão alojadas em alguns hotéis da cidade e, durante o dia, os debates e reuniões serão realizados de forma improvisada no Centro de Eventos Padre Vitor que ainda está em fase de adaptação. Um dos hotéis escolhidos para abrigar alguns bispos foi um em frente ao santuário. O gerente explica que os quartos foram reservados para abrigar os bispos mais idosos e, por isso, algumas algumas adaptações tiveram que ser feitas. A Assembleia vai acontecer entre os dias 4 e 12 de maio e, durante o evento, serão traçadas as diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja Católia para os anos de 2011 até 2015 e será eleita naqueles dias a nova presidência da CNBB.
Leia Mais ►

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

Leia Mais ►

5 anos de Pontificado


No dia 19 de abril de 2005, os olhos do mundo inteiro estavam voltados para o Vaticano à espera do anúncio de um novo Papa. Às 17h50 a fumaça branca começou a sair pela chaminé da Capela Sistina, o sinal de que os 115 cardeais reunidos haviam eleito o novo sucessor de Pedro. Poucos minutos depois, Joseph Ratzinger se apresentou diante dos fiéis como um “humilde trabalhador das vinhas do Senhor” adotando o nome de Bento XVI, para recordar Bento XV, “um valente profeta da paz”, como assim o definiu.
Leia Mais ►

Beatificação de João Paulo II - Dia 1 de maio

Giovanni Paolo II
Leia Mais ►

quarta-feira, 20 de abril de 2011

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

Na Quinta-feira Santa, 21 de abril, às 9h, em Olinda-PE, teremos a Missa dos Santos Óleos presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelos padres das 103 paróquias da arquidiocese, além de religiosos e religiosas e outros fiéis. Na ocasião, o arcebispo consagrará “os santos óleos”, que serão utilizados para a administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Ainda durante a solenidade, os sacerdotes farão a renovação das promessas sacerdotais. 

A Catedral da Sé e o renascer das missas dominicais
Sé de Olinda
Leia Mais ►

segunda-feira, 18 de abril de 2011

JORNAL da Paróquia do Pina

Recentemente, a Paróquia Nossa senhora do Rosário, no bairro do Pina, em Recife-PE, lançou o seu jornalzinho. Frei Marcelo Araújo, OFMCap., administrador paroquial e os jovens Geraldo Lelis e Juliana Galvão, formados em jornalismo, estão bastante empenhados na confecção e divulgação desse informativo. O nome dado foi "Arcanjo". Abaixo, a capa do segundo número.

Leia Mais ►

Ainda a cruz da Penha...

Ontem, 17 de abril, a nova cruz que encima a Basílica da Penha, na capital pernambucana, teve que ser içada e retirada, pois não estava bem colocada, fora de lugar. Vejam que trabalhão!!!

Leia Mais ►

Capuchinho, primeiro bispo de Machiques, na Argentina

Mons. Magnus Lopes
O Papa Bento XVI elevou o Vicariato Apostólico de Machiques (Venezuela), a Diocese com o mesmo nome e configuração territorial, e a fez sufragânea da Igreja Metropolitana de Maracaibo. O Santo Padre nomeou como primeiro Bispo de Machiques (Venezuela) Sal Excia. Dom Jesús Alfonso Guerrero Contreras, O.F.M. Cap., até então, Bispo titular de Leptimino e Vigário Apostólico de Caroní.  Sua Excia. Dom Jesús Alfonso Guerrero Contreras, O.F.M. Cap.nasceu em La Pedregoza, na Arquidiocese de Mérida, em 13 de janeiro de 1951. Fez a Licença em Filosofia na Universidade Central de Caracas e fez especialização em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Emitiu a profissão religiosa em Guana, no dia 15 de agosto de 1977 e foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1977. Ocupou diversos encargos: Formador no Centro Vocacional dos Capuchinhos em Caracas; Professor de Filosofia no Seminário Maior interdiocesano de Caracas; Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Belén, em Mérida; Professor no Instituto de Teologia para os religiosos de Caracas; Diretor do Curso de Filosofia em La Merced; Pároco e Superior da Paróquia de Nossa Senhora de Belén em Mérida; Professor do Seminário Maior Arquidiocesano de Mérida; Diretor da Teologia no Instituto de Teologia para os religiosos e professor da Universidade Católica Andrés Bello, em Caracas. No dia 6 de dezembro de 1995 foi nomeado Bispo titular de Leptimino e Vigário Apostólico de Caroní. Recebeu a Consagração Episcopal dia 20 de janeiro de 1996.
Leia Mais ►

A Ordem dos Capuchinhos em número - Estatística







Durante a Definição de abril foi apresentada a estatística da Ordem. Os frades Capuchinhos, 10.412 em dados de 31/12/2010. Os números não dizem tudo, mas podem representar uma ocasião propícia para fazer uma parada no caminho para discernir onde estamos, em que direção nos impele o Espírito e para onde queremos ir.
Detalhes: Postulantes: 625; Noviços: 359; Professos temporários: 1.531; Professos solenes: 8.881. Sacerdotes: 6.928; diáconos permanentes: 14; diáconos transitórios: 125; Frades não clerigos: 1.726. Frades Cardeais: 01; frades Arcebispos e Bispos: 87. No ano 2010 faleceram 203 frades. OS Capuchinhos trabalham em 106 países, assim distribuídos: na África, 1.343; America Latina: 1.747; America settentrionale: 667; Ásia e Oceania: 2.216; na Europa 4.439. A Fraternidade universal está estruturada em 83 Províncias, 09 Vice-Províncias Gerais, 17 Vice-Províncias Provinciais, 17 Custódias, 7 Delegações, 23 Domus praesentiae. A Ordem tem 13 Conferenze de Speriores Maiores.
Leia Mais ►

Bento XVI abre Semana Santa com procissão e missa na Praça São Pedro

Neste domingo, 17, o papa Bento XVI fez a abertura da Semana Santa com a procissão de Ramos e missa celebrada na Praça São Pedro, no Vaticano. Milhares de pessoas participaram dos ritos litúrgicos. Bento XVI, revestido de ornamentos vermelhos, presidiu a celebração que vai até ao átrio da basílica, onde ele celebrou a missa solene das Palmas e da Paixão do Senhor.
Como acontece tradicionalmente no Domingo de Ramos, os ramos de oliveira portados tanto pelos cardeais que abriam a procissão como pelos fiéis, procediam da residência papal de Castelgandolfo, no sul de Roma. Os adornos florais da praça, por sua vez, chegaram da região da Apúlia (sul), da cidade de Faenza e da região de Ligúria (norte).


O pontífice se deslocou no "papamóvel" e abençoou as palmas enquanto se aproximava do altar, onde foi celebrada a missa. Neste dia, a Igreja lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.


Leia Mais ►

sábado, 16 de abril de 2011

Aberto o Processo de Canonização do Frei Salvador Pinzetta (RS)

A diocese de Caxias do Sul (RS) abriu, nesta quarta-feira, 13, o processo de beatificação e canonização do Frei Salvador Pinzetta. O ato de instauração do processo aconteceu no Centro de Formação Católica Domus, em Caxias do Sul. O bispo emérito de Uruguaiana (RS), dom Ângelo Domingos Salvador, foi designado o postulador da causa.
 

Frei Salvador Pinzetta, nasceu em 1911, em Casca (RS), e morreu no dia 31 de maio de 1972.  Irmão religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Salvador desenvolveu a maior parte de seu ministério em Flores da Cunha (RS). A devoção dos fiéis, que lhe atribuem muitos milagres, tornou-se uma romaria.


O postulador da causa de canonização do Frei, dom Angelo Salvador esclareceu que o primeiro trabalho a ser realizado é o levantamento da documentação da vida do Frei Pinzetta. Em seguida, começa a fase auditiva, quando serão escutados os familiares e pessoas que conviveram com o Frei nas comunidades de Casca e Flores da Cunha. Ainda nesta fase serão ouvidos também os confrades que conviveram com ele. Esta fase é para comprovar a vida cristã, virtudes e santidade do Frei Salvador. “A segunda fase será averiguar possíveis milagres realizados por Deus pela interseção deste servo de Deus”, acrescentou dom Ângelo.
Leia Mais ►

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Visitadores Ecônomicos p/ o Brasil

O ministro geral Frei Mauro Jöhri nomeou em dezembro de 2010 um grupo de 4 frades da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) para compor um grupo de Visitadores Econômicos, que visitarão as Províncias do Brasil, a pedido do governo geral da Ordem. São eles:

Frei Clenilton Pereira (Província do Rio de Janeiro/ Espírito Santo)
Frei Elenilson Pereira (Província da bahia e Sergipe)
Frei Firmo Antão (Província do Brasil Central)
Frei José Gomes - Portuga (Província de São Paulo)
Leia Mais ►

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TARDE FESTIVA P/ FREI DAMIÃO

No dia 12 de maio, a partir das 15h, teremos uma tarde festiva em prol da festa de Frei Damião 2011. O local será  a casa de festa Gruta Azul, em Boa Viagem. Lá, teremos bingo com vários prêmios e comida à vontade. Maiores informações: (81) 3465-8632. Ingresso: Convento São Félix (Capuchinhos do Pina).
Leia Mais ►

Diocese de Salgueiro realiza pré-Assembleia Pastoral

D. Frei Magnus, bispo de Salgueiro
A Diocese de Salgueiro, com apenas seis meses de vida, realizou, no período de um a três de abril, no salão paroquial da Paróquia São Sebastião, em Ouricuri, sua 1ª Pré-Assembleia de Pastoral Diocesana, com o título “Uma Igreja comunhão-participação a serviço da missão”.  Participaram, além do clero diocesano composto por treze sacerdotes e dez religiosos; seis religiosas; oito seminaristas; e setenta e cinco representantes das dezessete paróquias e  comunidades da Diocese.  Em pauta, a avaliação das pastorais diocesanas; os desafios da missão; a necessidade de capacitação dos leigos engajados; e a busca por soluções para as dificuldades das diversas pastorais da Diocese, bem como a preparação e organização para a Primeira  Assembléia da Diocese de Salgueiro, a realizar-se de onze a treze de novembro próximo.  Na ocasião, o Bispo Diocesano, D. Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap. lançou o Projeto “Vocações a Serviço do Reino”, que visa despertar na Diocese, uma cultura vocacional, além de viabilizar a manutenção dos seus vinte e quatro seminaristas, através da ajuda solidária dos diocesanos, via boleto bancário. A Pré-Assembleia foi encerrada com uma Celebração Eucarística, presidida por D. Magnus.
Fonte: Pascom/ Salgueiro
Leia Mais ►

Papa Bento XVI cria três novas Províncias Eclesiásticas no Rio Grande do Sul

O papa Bento XVI anunciou hoje, 13, a criação de três novas Províncias Eclesiásticas no Rio Grande do Sul, elevando à arquidiocese as antigas dioceses de Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas. Consequentemente, seus bispos foram nomeados arcebispos. São eles: dom Hélio Adelar Rubbert (Santa Maria), dom Jacinto Bergman (Pelotas) e dom Pedro Ercílio Simon (Passo Fundo). A criação das novas Províncias Eclesiásticas se deu pelo desmembramento da Província Eclesiástica de Porto Alegre, que englobava todas essas dioceses. As novas Províncias Eclesiásticas serão assim constituídas a partir de hoje:
Província Eclesiástica de Santa Maria: diocese de Uruguaiana, Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul.
Província Eclesiástica de Passo Fundo: diocese de Vacaria, Frederico Westphalen e Erexim.
Província Eclesiástica de Pelotas: diocese de Bagé e Rio Grande.
Província Eclesiástica de Porto Alegre será composta das dioceses de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório e Montenegro. (Fonte: CNBB)
Leia Mais ►

domingo, 10 de abril de 2011

Dom Matias celebrará seus 75 anos

Alguns bispos do Regional Nordeste 2, o clero da Arquidiocese de Natal, religiosos e fiéis leigos se reunirão na Catedral Metropolitana de Natal, dia 14 próximo, às 18 horas. Será a celebração de ação de graças pelos 75 anos de vida de Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Metropolitano de Natal.
Dom Matias nasceu em 14 de abril de 1936, em Santana do Matos (RN). Foi ordenado presbítero em 14 de julho de 1963, em Natal, e bispo, em 21 de outubro de 1990, em Nova Cruz, paróquia onde era pároco. Como bispo, atuou em Cajazeiras e Campina Grande (PB) e, desde 25 de janeiro de 2004 está à frente da Arquidiocese de Natal. Fonte: CNBB NE II
Leia Mais ►

Vicariatos Recife Norte e Recife Sul são instalados oficialmente

Concelebração e Posse na Concatedral da Madre de Deus
Frei Joaquim Ferreira, OCarm. e Padre Sérgio Pereira tomando posse
diante do arcebispo D. Fernando Saburido. OSB

Fonte: AOR
Leia Mais ►

ROMEIROS DE FREI DAMIÃO

Como sempre, o Convento de São Félix, no Pina, em Recife-PE, tem recebido muitos romeiros a cada domingo, para visitar o túmulo do Servo de Deus, Frei Damião de Bozzano. Veja algumas imagens rápidas de um momento de visitas, hoje.





Leia Mais ►

sábado, 9 de abril de 2011

REUNIÃO DOS FORMADORES

Está acontecendo, neste sábado, na Cúria Provincial, em Recife-PE, a Reunião dos Formadores com o ministro provincial.
Presentes:
Frei Francisco Barreto - Ministro Provincial
Frei Jociel Gomes - Definidor da Formação Inicial
Frei Tiago Felipe - Animador Vocacional Provincial
Frei Ademir Marques - Formador do Postulantado I
Frei Mário Sérgio - Formador do Postulantado II
Frei José Soares - Mestre de Noviços
Frei Tony Fontoura - Formador do Pós-Noviciado (Filosofia)
Frei Luiz Vieira - Formador do Pós-Noviciado (Teologia)


Leia Mais ►

sexta-feira, 8 de abril de 2011

LIVRO DE FREI DAMIÃO: Lançamento em várias capitais

O livro "Frei Damião, o Missionário", de autoria de Frei Francisco Lopes,  foi lançado em várias capitais do nosso País. Vejamos algumas fotos:

FORTALEZA-CE
O ministro provincial Frei Manoel Henrique acolhendo as pessoas

Frei Jociel fala aos presentes


O autor com Frei Roberildo
Freis Lopes e Jociel

O autor com Frei Barbosa



Frei Roberto Magalhães e Jociel

FORTALEZA -Parte II

Frei Wilter, Lúcia Dummar e Frei Lopes


BRASÍLIA-DF




SÃO PAULO-SP



TERESINA-PI




Leia Mais ►