sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!!!

Desejamos a todos os internautas um feliz ano novo 
repleto das bênçãos do Senhor. 
Muitas realizações em 2012!!!
Leia Mais ►

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Celebrando, hoje, a festa da Sagrada Família, os frades do Convento da Penha, em Recife-PE, recebem uma multidão de fiéis. Excepcionalmente, na primeira e na última última sexta-feira do ano, a quantidade de pessoas aumenta. Foi o que aconteceu hoje. Muitos vieram para se confessar; vários sacerdotes atendendo às confissões. Todos vieram receber a tradicional bênção de São Félix. O movimento grandioso está sendo publicado pelos meios de comunicação: jornais, rádios e tvs locais. 



Celebrações: 6 missas (6h; 7:30h; 10h; 12h; 15h; e 17h)
Confissões: o dia todo
Bênção de São Félix: ao final de cada missa e nos intervalos a cada 20 minutos
Leia Mais ►

Hoje: Festa da Sagrada da Família

 

João Paulo II, na Carta dirigida à família, por ocasião do Ano Internacional da Família, 1994, escreve:
A Sagrada Família é a primeira de tantas outras famílias santas. O Concílio recordou que a santidade é a vocação universal dos batizados (LG 40). Como no passado, também na nossa época não faltam testemunhas do “evangelho da família”, mesmo que não sejam conhecidas nem proclamadas santas pela Igreja… A Sagrada Família, imagem modelo de toda a família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida! Maria, Mãe do amor formoso, e José, Guarda e Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante proteção.


Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!
Leia Mais ►

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!

De 1 a 7 de janeiro, a Cúria Provincial estará de recesso. Os trabalhos serão reiniciados a partir do dia 8 de janeiro.
....................................................................


AGENDEM!!!

  • Nos dias 08 e 09 de janeiro, teremos reunião para todos os frades (sem falta para os guardiães e ecônomos) para tratarmos sobre os nossos Estatutos e outros assuntos concernentes à Província.


  • No dia 09 de janeiro (noite), teremos reunião da Equipe Missionária, em Recife-PE.


  • Nos dias 11 e 12, reunião do Definitório Provincial, em Recife-PE.


  • No dia 14 de janeiro, em Caruaru-PE, teremos a Ordenação Presbiteral dos freis Heleno Januário, Edivan Santos, José André e Lúcio Rufino, presidida por Dom Frei Luís Pepeu, OFMCap., arcebispo de Vitória da Conquista-BA.

  • No dia 11 de fevereiro, em Caruaru-PE, teremos a Profissão Perpétua dos freis Janailson Gomes e Tiago Santos, presidida pelo ministro provincial Frei Francisco Barreto.

  • No dia 12 de fevereiro, em Caruaru-PE, teremos a primeira celebração no local onde será construído o Memorial Frei Damião do Agreste.
Leia Mais ►

"Rezar se aprende em casa com os pais" (Bento XVI)


paparezarseaprendeemcasaBento XVI presidiu na última quarta-feira (28), na Sala Paulo VI no Vaticano, a última Audiência Geral de 2011.
Nesses doze meses, cerca de 400 mil pessoas participaram dos encontros semanais das quartas-feiras para ouvir as catequeses do Papa, marcadas por uma grande variedade de argumentos. Este ano, as catequeses foram dedicadas aos Santos e Santas dos séculos 16 e 17, à relação entre o homem e a oração, e a uma série de reflexões sobre alguns Salmos. Esta última catequese, a de número 45, foi dedicada ao período natalino, propício a avivar a fé e a oração. A oração, recordou Bento XVI, formava parte da vida cotidiana da Sagrada Família de Nazaré. Aquela casa, com efeito, é uma escola de oração, onde se aprende a escutar e a descobrir o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, Maria e José. "A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica e um convite a rezar juntos" – disse o Papa. É no interior do lar que os filhos são iniciados na oração, graças aos ensinamentos de seus pais. Consequentemente, uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência da oração.
"Se não se aprende a oração em casa, depois será difícil. preencher esse vazio", afirmou o Pontífice.
Fonte: CNBB.
Leia Mais ►

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Santos Inocentes

A festa de hoje, instituída pelo Papa São Pio V, ajuda-nos a viver com profundidade este tempo da Oitava do Natal. Esta festa encontra o seu fundamento nas Sagradas Escrituras. Quando os Magos chegaram a Belém, guiados por uma estrela misteriosa, "encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes - ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: 'Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar'. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: 'Do Egito chamarei o meu filho'. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias: 'Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem'" (Mt 2,11-20). Fonte: CN
 
A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual desses milhões de "pequenos inocentes": crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. 
Santos Inocentes, rogai por nós!
Leia Mais ►

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

EM TEMPO...

Mais fotos da Confraternização dos que fazem o Projeto Cultural Frei Damião: frades, voluntários e crianças assistidas. 
Convento São Félix - Pina - Recife-PE







Leia Mais ►

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Atentado aos cristãos na Nigéria


Natal manchado de sangue na Nigéria: ataques a bomba contra igrejas durante as celebrações natalícias mataram 40 pessoas neste domingo em vários pontos do país.As informações foram repassadas pela Rádio Vaticano. A seita islâmica Boko Haram assumiu a autoria do atentado contra a Igreja de Santa Teresa em Madalla, perto da capital, Abuja, que matou 35 pessoas. Houve ainda três outras explosões, uma delas na igreja evangélica da cidade de Jos, no centro da Nigéria, na qual morreu um policial que vigiava o templo, e em Damaturu, onde quatro pessoas perderam a vida.  “O atentado contra a igreja na Nigéria, precisamente no dia de Natal, manifesta infelizmente mais uma vez um ódio cego e absurdo que não tem nenhum respeito pela vida humana" - disse o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, em declaração. Segundo ele, o atentado contra a igreja católica em Madalla “busca suscitar e alimentar ainda mais o ódio e a confusão”.
NIGERIA2
Após rezar a oração do Angelus, falando a milhares de fiéis na Praça São Pedro, e via TV e rádio, a milhões em todo o mundo, o Papa manifestou na manhã desta segunda-feira sua reprovação aos atentados ocorridos domingo na Nigéria. Fonte: CNBB
Leia Mais ►

Natal de 1961 = Anúncio do Concílio Vaticano II


JoaoXXIIIO dia de Natal de 1961 foi a data escolhida pelo Papa João XXIII para anunciar ao mundo que tinha chegado a "hora de convocar o Concílio Ecumênico Vaticano II". 


O bem-aventurado assinava, há 50 anos, a constituição apostólica 'Humanae Salutis', quase três anos depois de ter anunciado a intenção de convocar um concílio, 25 de janeiro de 1959, o 21.º da história da Igreja.
"Nós, desde quando subimos ao supremo pontificado, não obstante nossa indignidade e por um desígnio da Providência, sentimos logo o urgente dever de conclamar os nossos filhos para dar à Igreja a possibilidade de contribuir mais eficazmente na solução dos problemas da idade moderna", escrevia.
Fonte: CNBB
Leia Mais ►

domingo, 25 de dezembro de 2011

É Natal!!!


Trecho da homilia do Papa Bento XVI na "Missa do Galo" (ontem):
Em 1223, quando Francisco de Assis celebrou em Greccio o Natal com um boi, um jumento e uma manjedoura cheia de feno, tornou-se visível uma nova dimensão do mistério do Natal. Francisco de Assis designou o Natal como «a festa das festas» – mais do que todas as outras solenidades – e celebrou-a com «solicitude inefável» (2 Celano, 199: Fontes Franciscanas, 787). Beijava, com grande devoção, as imagens do menino e balbuciava-lhes palavras de ternura como se faz com os meninos – refere Tomás de Celano (ibidem).Para a Igreja antiga, a festa das festas era a Páscoa: na ressurreição, Cristo arrombara as portas da morte, e assim mudou radicalmente o mundo: criara para o homem um lugar no próprio Deus. Pois bem! Francisco não mudou, nem quis mudar, esta hierarquia objectiva das festas, a estrutura interior da fé com o seu centro no mistério pascal. Mas, graças a Francisco e ao seu modo de crer, aconteceu algo de novo: ele descobriu, numa profundidade totalmente nova, a humanidade de Jesus. Este facto de Deus ser homem resultou-lhe evidente ao máximo, no momento em que o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria, foi envolvido em panos e colocado numa manjedoura. A ressurreição pressupõe a encarnação. O Filho de Deus visto como menino, como verdadeiro filho de homem: isto tocou profundamente o coração do Santo de Assis, transformando a fé em amor... Francisco amava Jesus menino, porque, neste ser menino, tornou-se-lhe clara a humildade de Deus. 

Francisco fazia celebrar a santíssima Eucaristia, sobre a manjedoura que estava colocada entre o boi e o jumento (cf. 1 Celano, 85: Fontes, 469). Depois, sobre esta manjedoura, construiu-se um altar para que, onde outrora os animais comeram o feno, os homens pudessem agora receber, para a salvação da alma e do corpo, a carne do Cordeiro imaculado – Jesus Cristo –, como narra Celano (cf. 1 Celano, 87: Fontes, 471). Na Noite santa de Greccio, Francisco – como diácono que era – cantara, pessoalmente e com voz sonora, o Evangelho do Natal. E toda a celebração parecia uma exultação contínua de alegria, graças aos magníficos cânticos natalícios dos Frades (cf.1 Celano, 85 e 86: Fontes, 469 e 470). Era precisamente o encontro com a humildade de Deus que se transformava em júbilo: a sua bondade gera a verdadeira festa.

(...) Devemos seguir o caminho interior de São Francisco: o caminho rumo àquela extrema simplicidade exterior e interior que torna o coração capaz de ver. Fonte: www.vatican.va
Leia Mais ►

sábado, 24 de dezembro de 2011

O Senhor está para chegar... Os caminhos estão preparados

José e Maria partiram a Belém para participar do recenseamento;
Maria estava prestes a dar a luz.
Leia Mais ►

ASSISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE no Convento São Félix

Anteontem, no Convento São Félix, em Recife-PE, foram distribuídas mil cestas básicas para famílias carentes e cerca de seiscentos presentes para as crianças, ofertas de amigos e fiéis frequentadores daquele espaço sagrado.
Leia Mais ►

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AGENDE!!!

O ministro provincial enviou uma convocação a todos os frades para participarem de uma reunião nos dias 08 e 09 de janeiro de 2012 em Recife, afim de tratar da reforma dos Estatutos da Província. É uma medida que tem que ser feita urgente para estarmos em consonância com o Acordo Brasil-Santa Sé e dentro dos parâmetros legais vigentes no País. Pede-se aos freis que agendem e venham participar, comunicando à Cúria a sua participação para uma melhor acolhida e organização. Todos os frades devem tomar parte nas reflexões, discussões e decisões. Teremos a assessoria da assistente social Ir. Luzia Pereira Nunes, de Brasília-DF.
Leia Mais ►

PAISAGENS e INDIGNAÇÃO

Os dias passam e a paisagem vai mudando, os homens a modificando a seu bel prazer. Olhando a beleza da Penha e do seu entorno, contemplamos tantas mudanças ao longo do tempo e, hoje, tudo vai mudando apressadamente: o passado dos antigos casarões vai ficando escondido e dando lugar a arranha-céus; as moradias já deram lugar às casas comerciais há muito tempo; e o povo no corre-corre enlouquecido e estressante dos dias atuais parece não saber onde vai, levado pelos ventos da modernidade, do progresso, da pressa e dos desmandos e indiferenças de seus representantes.
No cimo da Basílica da Penha, o brilho da cruz 
ainda resplandecendo sobre a cidade do Recife
Também a Virgem da Penha, do alto de sua cúpula, olha ternamente a cidade
As torres sineiras no silêncio de um entardecer
A secular e bela Igreja de São José do Ribamar ficando escondida 
atrás de prédios sem beleza alguma
À direita da foto, a secular Igreja de Santa Rita (antes a torre mais alta do espaço),
perdendo hoje para as absurdas torres gêmeas que transformaram
 a bela geografia do antigo cais
em imposição do "progresso" e do poderio dos "grandes"; 
a história soterrada debaixo do hall de grandes edifícios.
A cruz resplandecente e as tores da Igreja de N. Sra. do Livramento 
imersa entre edifícios
A Igreja de Santa Rita e os edifícios-caixão do antigo bairro de São José
A vocação de feira sempre foi algo forte no bairro de São José
O pátio da bela Penha tomado pelos feirantes e automóveis.

O descontrole é total. A vigilância é quase zero.
O lixo toma conta do centro.
Ruas e praças tomadas de mendicantes.
Os governantes já não sabem preservar a beleza 
nem dar a dignidade merecida a seu povo.

É fácil passar o Natal fora do País, onde tudo é belo.
Pensar no Natal da gente que os elege... Estão fora.
Não bastam as luzes da cidade 
se o povo está sem a luz da dignidade
e o centro histórico já não reflete a luz da beleza.
Leia Mais ►

Papa faz balanço dos eventos de 2011

O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, na Sala Clementina, os Cardeais e membros da Cúria Romana para as felicitações de Natal.  
papa3
Fazendo um balanço dos principais eventos que marcaram a vida da Igreja neste ano de 2011, Bento XVI escolheu uma única temática que, segundo ele, expressa o verdadeiro desafio que a Igreja é chamada a enfrentar hoje e também no futuro: a evangelização. Como anunciar hoje o Evangelho? Como pode a fé, enquanto força viva e vital, tornar-se realidade hoje? Os fiéis, e não só eles, notam que as pessoas que frequentam regularmente a Igreja se tornam sempre mais idosas e o seu número diminui continuamente; há uma estagnação nas vocações ao sacerdócio; crescem o ceticismo e a descrença. Como, então, reverter essa tendência?  Para o Pontífice, o cerne da crise da Igreja na Europa é a crise da fé. Se não encontrarmos uma resposta para esta crise, ou seja, se a fé não ganhar de novo vitalidade, tornando-se uma convicção profunda e uma força real graças ao encontro com Jesus Cristo, permanecerão ineficazes todas as tentativas para reanimá-la. Neste sentido, afirmou o Papa, o encontro com a jubilosa paixão pela fé na África foi um grande encorajamento. "Lá não se sentia qualquer indício desta lassidão da fé, tão difusa entre nós, não havia nada deste tédio de ser cristão que se constata sempre no meio de nós. Apesar de todos os problemas, de todos os sofrimentos e penas que existem, sem dúvida, precisamente na África, sempre se palpava a alegria de ser cristão, de pertencer à Igreja". 

Um remédio contra a lassidão do crer, segundo Bento XVI, foi a experiência da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha, que ele definiu "magnífica". Um remédio que o Papa dividiu em cinco "doses". Em primeiro lugar, nesses eventos, há uma nova experiência da catolicidade, da universalidade da Igreja. Falamos línguas diferentes e possuímos costumes de vida diversos e formas culturais diversas; e no entanto nos sentimos imediatamente unidos como uma grande família. Em segundo lugar, a Jornada favorece um novo modo de ser homem, de ser cristão, através do voluntariado. Cerca de 20 mil jovens fizeram o bem simplesmente porque é bom fazer o bem, é bom servir os outros. "É preciso apenas ousar o salto", afirmou o Papa. O mesmo comportamento Bento também encontrou na África, por exemplo nas Irmãs de Madre Teresa que se prodigalizam pelas crianças abandonadas, doentes, pobres e atribuladas, sem se importarem consigo mesmas, tornando-se, precisamente assim, interiormente ricas e livres. Este é o comportamento propriamente cristão. O terceiro elemento que faz parte das Jornadas Mundiais da Juventude é a adoração. Em Cristo ressuscitado, está presente Deus feito homem, que sofreu por nós porque nos ama. "Entramos nesta certeza do amor corpóreo de Deus por nós, e fazemo-lo amando com Ele. Isto é adoração. E só assim posso celebrar convenientemente a Eucaristia e receber devidamente o Corpo do Senhor."

Outro elemento importante das Jornadas Mundiais da Juventude é a presença do sacramento da Penitência. Deste modo, reconhecemos que necessitamos continuamente de perdão e que perdão significa responsabilidade.  Por fim, outra característica das Jornadas é a alegria, que brota da certeza de ser amado por Deus. Só a fé me dá esta certeza: É bom que eu exista; é bom existir como pessoa humana, mesmo em tempos difíceis. A fé nos faz felizes a partir de dentro. "Esta é uma das maravilhosas experiências das Jornadas Mundiais da Juventude." O Papa então se dirigiu aos seus colaboradores da Cúria: "Queria agradecer do íntimo do coração a todos vocês pelo apoio que prestam para levar adiante a missão que o Senhor nos confiou como testemunhas da sua verdade, e desejo a todos vocês a alegria que Deus nos quis dar na encarnação do seu Filho. Um santo Natal!". Fonte: CNBB.
Leia Mais ►

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NOVO ARCEBISPO DE NATAL

Dom Jaime Vieira Rocha
até o momento era bispo de Campina Grande-PB

Fonte: Arquidiocese de Natal-RN
Leia Mais ►

PROJETO CULTURAL FREI DAMIÃO - Confraternização

Ontem, à noite, aconteceu a confraternização das crianças atendidas pelo Projeto Cultural Frei Damião, que participam do grupo Maracatu Frei Damião. Durante o ano, as crianças têm aulas de música no ritmo do maracatu, tão presente no Estado de Pernambuco, aprendem a confeccionar seus instrumentos musicais, têm a ajuda de uma assistente social, de uma psicóloga e contam com a colaboração de outros voluntários, além da catequese. Vejamos fotos da confraternização de natal delas, juntamente com os freis Francisco Marcos e Rafael Fernando (que coordenam o projeto) e os freis Jociel Gomes (vice-postulador da Causa de Frei Damião), e José Roberto, também os voluntários.

Assistidos pelo Projeto
Freis Rafael Fernando e Francisco Marcos
Alguns voluntários

Assistidos pelo Projeto
Recebendo e abrindo os presentes

Professor Lua (percussão e capoeira) e a psicóloga Dani
Freis: Francisco, Jociel e Rafael

Frei José Roberto entra na brincadeira
Como essas crianças assistidas pelos Projeto, o homenageado da noite 
identificado com todas elas na manjedoura


Leia Mais ►

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CUIDADO! CUIDADO! CUIDADO!

ALERTA DA PASTORAL PRESBITERAL 
DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
AOS PADRES DO BRASIL
Assim como alguns padres da Arquidiocese de Olinda e Recife receberam, muito provavelmente outros padres do Brasil receberam correspondência de SEGUROS E PREVIDÊNCIA PRIVADA DOS PADRES DO BRASIL (SPPPB). Tudo não passa de uma fraude!
A correspondência assegura que o padre tem a receber um valor de R$ 66.550,00, referente a uma previdência privada que teria começado a ser paga em 1986. Depois de 13 anos e 5 meses de contribuição, a previdência ficou prejudicada pelo Governo Collor. A SPPPB acionou 95 advogados que entraram com ações contra o Governo a fim de resgatar o valor retido.
As ações foram julgadas procedentes e, desde 2009, o valor retido pelo Governo Collor começou a ser devolvido. Para cada suposto contribuinte receber a considerável quantia de R$ 66.550,00, é necessário fazer um depósito no valor de R$ 3.327,50, referente aos honorários do advogado Walter Magalhães da Silva (CFP 397.923.583-34), responsável pela ação.
Com esse depósito, o contribuinte garante não somente a aquisição do valor que esteve bloqueado, como passa a receber, mensalmente, até à morte, uma aposentadoria de 6 salários mínimos.
Um de nossos padres telefonou, nesta manhã, para o número indicado na correspondência e conversou com uma senhora identificada como Vania de Lima Gouveia, que se apresentou como advogada. Foi ela que informou os dados para o depósito: BRADESCO – Agência 0979-2 – Conta Corrente 39.902-7. O padre contribuinte prejudicado faria o depósito de R$ 3.327,50 nessa conta, em favor do Dr. Walter Magalhães da Silva, e, em 40 minutos, receberia o montante de R$ 66.550,00.
O caso foi encaminhado para a Polícia Federal.
Sara Nunes Silva Brito
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB
(61) 2103-8300
Leia Mais ►

Natal, Férias e Família.

Está chegando o Natal do Senhor. É tempo de férias para muita gente. Alguns dos nossos confrades estudantes, já de férias da Universidade, estão indo para os seus lares, visitar à família, se confraternizar com os parentes e amigos, rever pessoas. Isso é muito importante para quem se decidiu pelo modo de vida religiosa, pois a nossa base é a família e a fraternidade. 

Uma estrela já está no Oriente de nossa caminhada. Deixemo-nos guiar por ela e encontraremos o Menino, o Esperado das Nações. 
Leia Mais ►

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

70 ANOS DE SACERDÓCIO de D. José Maria Pires

O Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, vai estar em João Pessoa, neste mês de dezembro, para cumprir uma extensa agenda de eventos comemorativos aos seus 70 anos de ordenação presbiteral. No dia 20 de dezembro (data dos 70 anos), às 9h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, terá uma Missa em Ação de Graças, organizada pela Arquidiocese da Paraíba. Após será lançado na Paraíba o livro “Um Profeta em Movimento”, com entrevista e artigos de Dom José e depoimentos de alguns de seus amigos, organizado pelo Pe. Mauro Passos (Editora O Lutador, de Belo Horizonte-MG). Em seguida será promovido um almoço de adesão no Lar da Providência. Cada convite está sendo vendido ao preço de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Ele pode ser adquirido com a chanceler, Dona Geralda, na Cúria Metropolitana/Palácio do Bispo, no horário comercial.  Fonte: PASCOM
Leia Mais ►

ENCONTRO

Recentemente, em Carpina-PE, o animado encontro de Frei João Bosco, 
Irmã Carlota (FMA) e Frei Cláudio Simões
Leia Mais ►

domingo, 18 de dezembro de 2011

Beatificação de 22 novos mártires na Espanha

Ontem, dia 17, em cerimônia especial em Pozuelo – Madrid,  na Espanha, a Igreja beatificou 22 novos mártires. Eles passaram a integrar a lista de homens e mulheres, que, apaixonados por Jesus e seu Evangelho, seguiram-no até o extremo da entrega de si mesmos.
Mrtires
Histórico
Entre 1936 e 1939, irrompeu, em toda Espanha, uma sangrenta guerra civil. A Casa de formação dos missionários Oblatos de Maria Imaculada – OMI, localizada em Pozuelo, foi violentamente invadida por milicianos revoltosos. A comunidade abrigava cerca de 40 membros liderados pelo pe. Francisco Esteban: sacerdotes, irmãos e 32 professos em formação. Todos suportaram as dificuldades corajosamente, por Amor a Cristo e sua Igreja, e se apoiaram mutuamente na fidelidade e vivência daqueles desafios, sustentados pelo Espírito Santo de Deus, que a todos fortalece nesses momentos.  Este grupo tornou-se prisioneiro em sua própria residência.  Em seguida, sete foram torturados e mortos, enquanto outros passaram por um duro calvário, entre cárceres e refúgios, terminando também em martírio, que totalizaram 22 oblatos e um leigo.
Fonte: CNBB.
Leia Mais ►

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PROVÍNCIA DO MARANHÃO-PARÁ-AMAPÁ - Eleições


Ministro Provincial: Frei Deusivan dos Santos Conceição      (Centro da foto)
Vigário Provincial: Frei José Antonio Macapuna
2Definidor: Frei Luis Rota
3Definidor: Frei Eldi Pereira da Silva
4Definidor: Frei José Lázaro Oliveira Nunes
Eleitos: 15.12.2011
Lugar: N. Sra. Auxiliadora, Belém do Pará
Presidente: José Gislon, Definidor Geral
Leia Mais ►

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

EM RETIRO...

De hoje até domingo, estaremos em retiro no Juvenato Maria Auxiliadora em Carpina-PE, sob a orientação de Frei Odair Verussa, OFMCap., da Província capuchinha de São Paulo. O primeiro grupo conclui seu retiro com o almoço e o nosso segundo grupo inicia com o jantar, hoje. Rezem por nós, irmãos e amigos internautas.
Leia Mais ►