sexta-feira, 29 de junho de 2012

ENCONTRO

O vice-postulador da Causa de Frei Damião encontrou-se, ontem à tarde, durante a missa e Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, com o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Ângelo Amato.
Frei Jociel, Cardeal Amato e Frei Cláudio
Leia Mais ►

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PROCESSO DE FREI DAMIÃO FOI ENTREGUE HOJE, PELA MANHÃ, NO VATICANO

Hoje, pela manhã, o vice-postulador Frei Jociel Gomes, acompanhado pelo postulador geral Frei Florio Tessari e outros confrades, entregou a documentação referente ao processo diocesano para a beatificação e canonização de Frei Damião na Chancelaria da Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano.
Momento em que o Chanceler e Frei Jociel abrem as caixas,
depois de terem a autorização por escrito do Cardeal Ângelo Amato
Freis Cláudio, Jociel e Bosco com o postulador geral Frei Florio
na porta da Congregação
Leia Mais ►

terça-feira, 26 de junho de 2012

NOMEAÇÃO

Dom_Vincenzo_PagliaNesta terça-feira, 26 de junho, o papa Bento XVI anunciou a renúncia ao cargo do cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família, 75 anos. Em seu lugar, foi nomeado dom Vincenzo Paglia, até o momento bispo de Terni Narni Amelia, que automaticamente recebe a dignidade de arcebispo.
 
 
Dom Vincenzo Paglia, 67 anos, é conselheiro espiritual da Comunidade de Santo Egídio, presidente da Conferência Episcopal da região Umbria e Presidente da Federação Bíblica Católica Internacional.
Leia Mais ►

sábado, 23 de junho de 2012

FELIZ SÃO JOÃO!!!

Desejamos a todos os confrades, aos amigos, aos frequentadores de nossas casas e aos demais internautas, um feliz São João! Bons festejos juninos a todos!

São João Batista

Santo Antônio
Leia Mais ►

RETIRO ESPIRITUAL

Acontecerá o Retiro Provincial nos dias 02 a 08 de julho, no Centro Social Madre Virgínia (Casa das Filhas de Santana), em Carpina-PE, sob a assessoria de Frei Sinivaldo Tavares, OFM.
Leia Mais ►

PASCOM


Ainda estão abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho, abordando o tema “Identidade e Missão”. Os interessados poderão acessar o seguinte endereço:www.cnbb.org.br/3enc.

Dom Delson, Bispo responsável pelo setor Comunicação do Regional NE II, comentou o evento:

 
A Igreja do Brasil se prepara para o 3º Encontro Nacional da PASCOM que acontecerá em Aparecida (SP), nos dias 19 a 22 de julho. É uma oportunidade maravilhosa para os agentes de comunicação das dioceses do nosso Regional. Temos realizado eventos regionais que reforçam e animam os processos de comunicação nas nossas dioceses e paróquias: mutirões diocesanos, estaduais e regionais, seminários, oficinas e muitos encontros de partilha e aprofundamento dos temas da PASCOM. Um Encontro Nacional como este oferece para os que já estão empenhados na Pastoral da Comunicação na sua diocese uma preciosa oportunidade de partilha e aprofundamento. Os contatos com agentes de comunicação de todo Brasil, o colocar em comum múltiplas experiências e as reflexões compartilhadas só podem trazer crescimento e novos aprendizados.

Recomendo a todos que puderem participar deste Encontro que não percam a oportunidade. Será um tempo propício para partilha, celebração e reflexão, em vista de uma PASCOM que integre e ajude as diversas pastorais diante missão da Igreja no tempo da Comunicação e do surgimento de novos areópagos. No contexto de grandes mudanças, os agentes da Pastoral da Comunicação têm uma importante contribuição a oferecer à Igreja. Nós contamos com sua presença e participação!

Fonte: Assessoria de imprensa CNBB NE2
Leia Mais ►

Reunião do Conselho Integrador

Reunião do Conselho Administrativo Econômico Integrador Provincial composto pelos ecônomos e membros do Centro Social Santo Antônio (Pão dos Pobres) e da Organização Missionária Frei Damião






Leia Mais ►

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Biogênese e os rastros de Deus

Se a gente observar o universo em toda sua complexidade e harmonia, a diversidade de seres vivos, cada um com suas características, e pensar no homem que se destaca pela inteligência e racionalidade, é capaz de crer que tudo isso é projeto de um ser supremo: Deus. "para mim basta meditar na maravilhosa estrutura do universo a nós vagamente perceptível, e tentar compreender humildemente nem que seja uma infinitésima parte da inteligência manifesta na natureza", declarou Albert Einstein, o maior físico do século 20. 
Hoje é provado cientificamente que todos os seres vivos só poderiam surgir através de uma vida preexistente. Todos os avanços da nova ciência médica e cirúrgica baseiam-se na grande e inegável lei da biogênese. Surgiu Dele a criação das mais rudimentares formas de vida. Só Deus é a única explicação plausível de vida sobre a Terra, do poder e da complexidade da criação macroscópica e microscópica. 
Texto de Carmem Peixoto publicado no JC de 10.06.2012.
Leia Mais ►

ORDENAÇÃO EPISCOPAL

No próximo dia 03 de agosto, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba-PR, acontecerá a ordenação episcopal de Frei José Gislon, nomeado bispo de Erexim-RS. 
Leia Mais ►

quarta-feira, 20 de junho de 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

Em Caruaru...

Desde fevereiro do ano em curso que em todos os terceiros domingos, às 9h, celebra-se a eucaristia no local onde será construído o Memorial Frei Damião, em Caruaru-PE. Veja fotos da missa acontecida domingo passado.












Leia Mais ►

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MOMENTO

Na Câmara Municipal em Recife-PE, momento em que Frei Jociel, vice-postulador da Causa de Frei Damião entregou ao padre Marcelo Rossi uma réplica da cruz missionária de Frei Damião, dizendo que os dois (Padre Marcelo e Frei Damião) têm algo em comum: o carisma de atrair as multidões. Padre Marcelo mais uma vez prometeu aos capuchinhos que irá a Caruaru para passar um dia dedicado ao Memorial frei Damião, já que não foi possível no dia 13 de junho, devido a incompatibilidade de agendas.  Nossos agradecimentos à Diocese de Caruaru, a Prefeitura Municipal e à Fundação de Cultura de Caruaru que deram todo o apoio ao evento do lançamento da pedra fundamental do Memorial Frei Damião que será remarcado para acontecer ainda este ano, no segundo semestre.

Leia Mais ►

Encontro Nacional da Vida Monástica e Contemplativa

Encerrou-se, neste domingo, 17 de junho, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Vida Monástica e Contemplativa que contou com a participação do Cardeal dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, do presidente da CNBB, Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis e do secretário da Conferência, Dom Leonardo Steiner. 

De acordo com o Abade Emérito Cisterciense, Dom Luis Alberto, um dos grandes objetivos do encontro é dar visibilidade à Vida Monástica e Contemplativa no Brasil além de permitir aos participantes refletir sobre o sentido da identidade, mística e missão da Vida Religiosa Monástica e Contemplativa hoje e estimularem-se mutuamente através da troca de experiências. Espera-se que um dos frutos deste evento seja  o aumento das vocações para essa forma de Vida Consagrada.

Vindos de todas as partes do Brasil, monges e monjas 
se encontram em Aparecida-SP para refletir 
a identidade, a mística e a missão da Vida Consagradadomjoao2012


DSC_0134_448x

DSC_0200.jpg448

DSC_0150_640x

Assista ao vídeo dos monges do Mosteiro da Ressurreição



Leia Mais ►

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Acontecerá...

No próximo dia 19 de junho, próxima terça-feira, acontecerá à partir das 8h no  convento São Félix de Cantalice, em Recife-PE, a reunião do Conselho Econômico Administrativo e Integrador da Província N. S. da Penha do NE do Brasil, contaremos coma  participação dos membros das diretorias da FREIDAMIAORG e do Centro de Assistência Social Santo Antonio - PÃO DOS POBRES como também de todos os ecônomos locais. Além do Ministro Provincial e do Vigário Provincial e demais membros do conselho. Desejamos a todos uma excelente reunião e desde já nossas boas vindas!



Leia Mais ►

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Padre Marcelo cidadão recifense recebe réplica da Cruz de Frei Damião

Hoje pela manhã, o Padre Marcelo Rossi recebeu o título de cidadão recifense. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara, no dia 21 de março. 

Com dificuldade de andar e demonstrando bastante cansaço, o sacerdote chegou usando uma bengala. Em seu discurso, o padre, que é paulistano, disse que o seu coração, agora, pertence ao Recife. Em seguida, ele rezou um Pai Nosso, cantou uma música e abençoou os objetos e as pessoas. O padre demonstrava bastante satisfação com o título. No fim, deixou uma frase para os fiéis “Nós devemos fazer sempre a diferença”.
Padre Marcelo Rossi: cidadão do Recife
André Dias (diretor da rede Globo)
Sérgio Magalhães (Vereador)
Padre Marcelo Rossi
Jurandir Liberal (Vereador)
Liberato Costa Jr. (Vereador)
Frei Francisco Barreto (Provincial)

Além do religioso, compuseram a mesa o presidente da Câmara do Recife, Jurandir Liberal, os freis Francisco Barreto e Jociel Gomes, o diretor da Rede Globo, André Dias, e os vereadores Sérgio Magalhães e Liberato Costa Júnior, autores do requerimento que concedeu a outorga ao padre. Outros vereadores e vereadoras e muitos fiéis estavam no plenário. Frei Jociel, vice-postulador da Causa de Frei Damião entregou ao padre Marcelo uma réplica da cruz missionária de Frei Damião, dizendo que os dois (Padre Marcelo e Frei Damião) têm algo em comum: o carisma de atrair as multidões. Padre Marcelo mais uma vez prometeu aos capuchinhos que irá a Caruaru para passar um dia dedicado ao Memorial frei Damião, já que desta vez não foi possível. 
Padre Marcelo Rossi é o novo cidadão recifense

 / Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Leia Mais ►

terça-feira, 12 de junho de 2012

RESTAURO, FÉ E DEVOÇÃO

No último domingo, dia 10 de Junho, os frades da Fraternidade Frei Damião, em Jardim de Piranhas-RN, à frente da Paróquia de nossa Senhora dos Aflitos recebeu a imagem de sua Padroeira, N. Sra. da Aflitos, que retornou após 6 meses de restauração para corrigir rachaduras e descoloração da pintura. Uma multidão de fiéis se concentrou na entrada da cidade para recebê-la e conduzi-la a sua matriz  onde foi celebrada a Santa Eucaristia. Parabéns aos freis Helio Junior (administrador paroquial), José Aureliano e  Heleno Januário.
A imagem restaurada entre os freis Helio Jr. e Heleno
A multidão em procissão com a imagem da Santa
Santa Missa na Igreja Matriz

Concelebrantes
O adro da Matriz tomado de fiéis
Leia Mais ►