sábado, 29 de setembro de 2012

DIA DOS ARCANJOS

São Miguel, defendei-nos no combate
São Gabriel, traz boa notícia o mundo!
São Rafael, cura os nossos males
Leia Mais ►

POSSE DE DOM DELSON em Campina Grande

Hoje à tarde, em Campina Grande-PB, teremos a posse de Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.


R O T E I R O
Chegada à Campina Grande:
Previsão de horário: 15:00h
Acolhida e carreata
Dom Delson chegará pela Alça Sudoeste, no início da Av. Floriano Peixoto, próximo ao Hospital do Trauma, e será saudado com fogos. Depois seguirá em carreata para a Praça da Bandeira, no Centro da Cidade. Quem tem veículo está convidado a participar desta carreata.

Praça da Bandeira
Previsão de horário: 16:00h
Acolhida com autoridades civis e militares
Dom Delson chegará na Praça para o hasteamento das bandeiras. Haverá a palavra de acolhida ao novo Bispo pelo Administrador Diocesano e Autoridades, com presença dos Arcebispos, Bispos e Clero. Em seguida, todos saem em procissão para a Catedral, acompanhados pela Filarmônica Municipal ao som da Marcha Pontifícia.

Catedral
A Missa tem início às 18:00h
As portas da Catedral estarão fechadas. Haverá, no pátio da Catedral, grande estrutura com telão e cadeiras para o povo. Na igreja entra a procissão com Arcebispos, Bispos, Padres, Diáconos e Seminaristas e tomam seus lugares.
A missa será transmitida ao vivo no portal da diocese (diocesedecampinagrande.org) e na TV Itararé (afiliada da TV Cultura e no tvitarare.com.br).
Leia Mais ►

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FESTA DE N. SRA. DOS REMÉDIOS

Momentos da festa da padroeira de Catolé do Rocha-PB, Nossa Senhora dos Remédios. Parabéns aos freis Severino Pinheiro, Mário Sérgio e Edivan Santos, aos postulantes e a toda a comunidade catoleense pelo êxito da festa.
O bispo Dom José Gonzalez Alonso (Cajazeiras-PB)
Frei Severino Pinheiro - administrador paroquial


Frei Edivan Santos - Vigário paroquial
Frei Mário Sérgio
Guardião da Fraternidade e Vigário Paroquial
Procissão com a imagem da padroeira
O andor ornamentado

Leia Mais ►

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diocese de Palmares comemorou 50 anos de fundação com celebração presidida por Dom Giovanni d’Aniello

No último domingo, 23, em festa  de ação de graças, a Diocese de Palmares, 
na Mata Sul de Pernambuco,  comemorou 50 anos de fundação e instalação.
 

A Diocese de Palmares recebeu o representante diplomático da Santa Sé no Brasil, Núncio Apostólico, o Dom Giovanni d’Aniello, bispos e arcebispos do Regional Nordeste 2 (compostos pelos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba) e de outros Regionais, o clero, o deputado Aluísio Lessa (PSB), natural da cidade, o prefeito e candidato a reeleição, José Bartolomeu, vereadores e toda comunidade católica para o encontro de comemoração do Jubileu de Ouro. 

As comemorações começaram pela manhã, às 10h, houve um encontro do Conselho Episcopal do Regional Nordeste 2 com a presença do Núncio Apostólico do Brasil. Ao 12h, em solenidade, foi hasteada da 5 bandeiras, sendo:  do Vaticano, pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello; do Brasil, pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; de Pernambuco, pelo Arcebispo de Maceió, Antônio Muniz Fernandes; de Palmares, pelo Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió; e da Diocese de Palmares, pelo presidente da CNBB Nordeste 2 e Bispo de Palmares, Dom Genival Saraiva de França. Logo após, foi apresentada a Catedral, na qual, os engenheiros falaram sobre a recuperação depois da cheia que castigou a cidade em 2010.
Às 16h30, houve uma missa em frente à catedral, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni, durante sua pregação, afirmou trazer saudações afetuosas do papa Bento XVI e ressaltou a importância da data para a renovação da fé da comunidade católica. “É preciso fazer com que a igreja se comporte em contínua construção e restauração de ideias”, declarou o representante da Santa Sé.

Na ocasião, Dom Genival recebeu em surpresa, uma placa em agradecimento as suas ações na diocese, falou: “Es­te jubileu fala muito pela história da diocese e suscita muita esperança em todos nós”, ressaltou. “Vivo com alegria esse momento, que deve ser celebrado com um olhar histórico e religioso. É uma justa demonstração de respeito e admiração a uma instituição a serviço de Deus que sempre funcionou a favor do povo”. Ainda de acordo com Dom Genival: “Os trabalhos têm um ritmo de continuidade, as ações de evangelização empreendidas persistem e o que se acentua é a dimensão missionária da igreja”, explicou e reforçou o interesse da diocese, no momento atual, em primar pela questão da liturgia, da palavra, da celebração dos mistérios e da prática da caridade, tanto pela igreja quanto pelos leigos.
Durante a comemoração, também foi lembrado as ações pastorais de Dom Acácio Rodrigues Alves, 1º Bispo de Palmares. Dom Acácio foi bispo de Palmares durante 38 anos, entre 1962 e 2000. Logo apos  saída de Dom Acácio, o Papa João Paulo II nomeou Dom Genival Saraiva de França que assumiu a diocese dos Palmares em 28/10/2000.


Fonte: CNBB NE II
Leia Mais ►

CONVITE


Leia Mais ►

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CNBB apresenta mensagem sobre as Eleições Municipais e lança Campanha Missionária 2012


coletivaagosto2012
Na próxima quinta-feira, 27 de setembro, após a conclusão da reunião ordinária do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a presidência da entidade fará a apresentação de uma mensagem sobre as eleições municipais. Na ocasião será realizada uma entrevista coletiva, no auditório dom Hélder Câmara, na sede da entidade em Brasília (DF), às 14h30.
Durante a reunião do Consep, que teve início na terça-feira (25), os bispos acompanharam a apresentação da análise da conjuntura política e social do momento atual vivido pelo Brasil, com destaque para o processo da campanha eleitoral. Neste tema, a CNBB tem desenvolvido a campanha “Voto Consciente”, que incentiva a reflexão e o debate sobre a valorização da escolha dos candidatos que respeitem a inspiração e as exigências da lei da Ficha Limpa.
Também durante a entrevista coletiva será realizado o lançamento da Campanha Missionária 2012, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias. O tema desta edição será “Brasil missionário partilha a tua fé”, e busca despertar a atenção dos cristãos para o seu compromisso com a missão universal da Igreja.
Participam da coletiva o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; o vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva; o secretário-geral da Conferência, dom Leonardo Ulrich Steiner. Também participam da entrevista o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária, dom Sérgio Braschi; e o presidente das Pontifícias Obras Missionárias, padre Camilo Pauletti.


Leia Mais ►

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fim do Capítulo Geral dos Capuchinhos

Tudo está consumado! No sábado pela deram-se as últimas votações e foi encerrado oficialmente o LXXXIV Capítulo Geral. As Comissões fizeram as últimas formalidades jurídicas. Temos um texto constitucional realmente belo e enriquecido. Agora o importante é renovar e enriquecer os nossos corações.
Buon cammino!
O ministro geral frei Mauro Jöhri encerrou o Capítulo
O Ministro Geral, antes do encerramento oficial do Capítulo, agradeceu de modo particular a todos os frades que colaboraram para o bom êxito do Capítulo: toda uma plêiade de frades que executou com eficiência os mais diversos serviços. Foi agradável dizer-lhes muito obrigado. Ninguém foi esquecido: das Comissões do Projeto 2006, à Comissão que preparou o apreciado “instrumentum laboris”, passando pela Comissão preparatória do Capítulo e as Comissões Capitulares, os oficiais, os tradutores, os intérpretes, o latinista, o pessoal da cozinha, da limpeza, etc. a todos. Às 10, 30 h celebramos a Eucaristia de ação de graças e encerramento do Capítulo.
Peregrinação ao Santuário de Padre Pio
No sábado à tarde os frades partiram a San Giovanni Rotondo em peregrinação ao Santuário do Padre Pio. O acolhimento da parte dos frades da Província de Foggia foi ótimo. No sábado após a janta rezamos o terço, presidido pelo Conselheiro Geral para a Itália, Frei Raffaele Della Valle. Em seguida visitamos a Basílica e a Cripta, com a guia de Frei Francesco Colacelli. É de encher os olhos e ilumina a mente pela bela catequese em mosaico, obra do artista Pe. Rupnik, S. J. À meia-noite o Ministro Geral presidiu a soleníssima celebração eucarística com grande participação do povo, já no Santuário desde a tarde. No final o relato do trânsito do Padre Pio, terminando às 2,30 da manhã, a hora exata de sua partida. No domingo, após o rosário presidido pelo Vigário Geral, Fr. Stefan Kozuh houve às 11 h a solene celebração eucarística presidida pelo emérito Cardeal Ruini. Muitíssima gente e tantíssimos frades. Foi um modo especial de dar graças a Deus por sermos seus filhos, chamados a viver a experiência de Francisco. Cada um retorna à sua fraternidade com uma bela e tocante experiência no coração. Deo gratias!
Fonte: OFMCap.

Leia Mais ►

Bispos do Rio Grande do Norte sofrem acidente na PE-120, mas passam bem



Um acidente envolvendo três carros, na noite deste domingo (23), deixou o bispo da Diocese de Caicó, dom Delson Pedreira e o bispo da Diocese de Mossoró, dom Mariano Manzana com ferimentos leves. O susto foi provocado por um motorista que perdeu o controle do carro e invadiu a contramão da PE-120, entre os municípios de Catende e Agrestina, e colidiu no veículo que os bispos do Rio Grande do Norte estavam. Ambos tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Unimed de Caruaru, onde fizeram exames e já receberam alta.
Dom Mariano e Dom Delson
De acordo com o motorista Moacir Bezerra, que conduzia os bispos, o acidente aconteceu por volta das 20h30, quando o grupo seguia de Palmares, Mata Sul de Pernambuco, para Campina Grande, na Paraíba. “O motorista embriagado entrou na contramão e atingiu um veículo que estava a nossa frente e depois o nosso. Não houve tempo para desviar”, contou.

Dom Mariano Manzana, de 64 anos foi o mais atingido. O bispo teve o pulso esquerdo fraturado, um corte perto dos olhos e alguns hematomas nas pernas. Dom Delson Pedreira, 58, ficou com alguns hematomas pelo corpo causados pelo cinto de segurança. O motorista Moacir Bezerra também teve pequenas lesões e recebeu atendimento médico. “Graças a Deus foi só um susto, já estamos todos bem e nos recuperando”, afirmou. Fonte: Assessoria da AOR.
Leia Mais ►

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FESTA EM JARDIM DE PIRANHAS-RN


Terminou ontem a festa da padroeira de Jardim de Piranhas-RN. Parabéns à Fraternidade capuchinha Frei Damião: frei Hélio Junior, Frei Heleno e frei Aureliano e à toda a comunidade jardinense. 

Andor da padroeira, N. Sra. dos Aflitos
Leia Mais ►

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Novo livro de Frei Paulo Amâncio



Leia Mais ►

Dilma recebe credenciais do Núncio Apostólico no Brasil

A presidente Dilma Rousseff recebeu ontem, quinta-feira, 20 de setembro, no Palácio Itamaraty, 18 embaixadores estrangeiros que servirão no Brasil. De acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o embaixador ou embaixadora assume oficialmente suas funções no Estado acreditado a partir da entrega de suas cartas credenciais.  Na ocasião, Dilma recebeu as credenciais do Núncio Apostólico no Brasil (nome dado ao embaixador do Vaticano), dom Giovanni d'Aniello
AgenciaBrasilDilmaNuncio
Leia Mais ►

Pe. Zezinho está internado após sofrer isquemia cerebral

Está internado desde a noite desta quarta-feira, 19 de setembro, o padre José Fernandes de Oliveira, conhecido Pe. Zezinho, cantor, compositor e professor de comunicação. Ele sofreu um isquemia cerebral e está hospitalizado 
em São José dos Campos (SP).
 
Em um comunicado divulgado por Paulinas Editora na tarde desta quinta-feira, o Pe. Zezinho está se recuperando bem, mas seguirá internado, para observação, sem previsão de alta. Aos 71 anos, Pe. Zezinho atua como professor, apresentador de programas para televisão e rádio, além de intensa agenda de shows. Eventos que estavam marcados para o próximo final de semana, em Mossoró e em Natal (RN), foram cancelados. Fonte: CNBB
Leia Mais ►

Marcada a beatificação de Nhá Chica

O Bispo da Diocese de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, anunciou nesta sexta-feira (14) a data da cerimônia de beatificação de Nhá Chica. O cerimonial foi marcado para o dia 11 de maio de 2013, em Baependi (MG). O local ainda não foi definido.
Francisca de Paula de Jesus, conhecida popularmente como Nhá Chica, nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei, município do estado brasileiro de Minas Gerais, onde também foi batizada no dia 26 de abril de 1810[1]. Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no sul deste estado, onde viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento, porém só foi sepultada dia 18 de junho no interior da capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, construída por ela.
Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição, e, a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática de caridade. Leiga extraordinária, foi chamada ainda em vida de "a mãe dos pobres". Respeitada por todos que a procuravam, desde os mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição, na cidade mineira de Baependi. Francisca de Paula de Jesus também era conhecida com "Nhá Chica".
Fonte: Wikipedia.

"Só desejei ouvir as Escrituras Santas; alguém fez-me esse favor, fiquei satisfeita". (Nhá Chica). 

Leia Mais ►

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CAPÍTULO GERAL EM ROMA

Nesta semana, os frades capuchinhos, reunidos no Capítulo Geral, em Roma, estão aprovando o novo texto das nossas Constituições. 
Frei Mauro Jöhri, ministro geral, conversa com um confrade
Assembleia atenta à votação
Freis Francisco Barreto (Provincial da PRONEB),
Sálvio Romero (da PRONEB, representando os irmãos da CCB)
e Rubival Cabral (Provincial da Bahia e Sergipe)
atentos na assembleia

Frei Paolo Braghini, Vice-provincial do Amazonas e
Frei Antonio Tofanelli, Provincial da Úmbria (Itália)

Frei Ricardo (AM) (tradutor p/ a Língua Portuguesa) e
Frei Sérgio Dal Moro (definidor geral p/ o Brasil)
Leia Mais ►

Papa nomeia membros para o Sínodo, dentre eles um bispo brasileiro

O Papa Bento XVI nomeou os enviados para a XIII Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 7 a 28 de outubro de 2012 com o tema “A Nova Evangelização para a transmissão de Fé cristã”. Entre os nomeados, está um bispo brasileiro: Dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (SP).
Leia Mais ►

terça-feira, 18 de setembro de 2012

REFLEXÃO


"A oração não é tempo perdido, não é roubar espaço às atividades, inclusive às apostólicas, mas exatamente o contrário: se formos capazes de ter uma vida de oração fiel, constante e confiante, Deus dá-nos a força para viver de modo feliz e sereno". Bento XVI.

Leia Mais ►

NOMEAÇÃO

No dia 08/09/2012 foi nomeado Ministro Provincial do Canadá Ocidental, Frei Louis Cinq-Mars, substituindo o frei Benoit Fortin, falecido aos 04 de julho de 2012.  
Leia Mais ►

Estado de saúde de Dom José Carlos Melo, Arcebispo emérito de Maceió, é considerado grave

Está internado no Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió-AL, o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Maceió, Dom José Carlos Melo. Depois de uma cirurgia para tratamento de uma diverticulite. O arcebispo encontra-se na UTI. Seu estado de saúde é considerado grave, inspirando cuidados. Rezemos pedindo que Jesus faça-o a cada momento sentir sua presença e ser o alivio em suas dores.


Fonte: Arquidiocese de Maceió
Leia Mais ►

VEM AÍ O ANO DA FÉ


No próximo dia 11 de outubro, no 50º aniversário da inauguração do Concílio Vaticano II, o santo padre Bento XVI dará início para toda a Igreja Católica ao “ANO DA FÉ” que se estenderá até o dia 24 de novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei do Universo.


Leia Mais ►

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DIA DOS ESTIGMAS DE SÃO FRANCISCO

 

Dois anos antes de sua morte, Francisco dirigiu-se para o monte Alverne, nas redondezas de sua cidade, Assis, a fim de se dedicar ainda mais à oração e ao jejum. Certo dia, cheio do amor de Deus desejou ser crucificado como Cristo. Estava próximo da festa da Exaltação da Santa Cruz. De repente São Francisco viu descer do alto do céu um serafim (um anjo) de seis asas brilhantes como fogo; mais brilhante do que qualquer luz que se possa imaginar. Rapidamente o anjo se aproximou de Francisco, que pôde ver um personagem entre as asas: era um homem crucificado e preso à Cruz. Duas asas se erguiam por cima de sua cabeça e duas permaneciam dobradas para o voo, enquanto que as outras duas ficavam sobre o seu corpo. Era Jesus Cristo sob a forma de um serafim. Era o ano de 1224.
Tal aparição fez com que São Francisco ficasse fora de si, enquanto que no seu coração sentia um profundo amor e uma imensa dor: o profundo amor que Deus tem para conosco e a profunda dor da Paixão e dos sofrimentos que os homens Lhe causam com seus pecados. Isso fez com que ele compreendesse que deveria se tranformar em um outro Cristo. Quando o anjo desapareceu, Francisco estava repleto do mais inefável ardor e em seu corpo havia a impressão das cinco Chagas de Jesus. Suas mãos, pés e lado estavam chagados.

Leia Mais ►

PEREGRINO DA PAZ

Com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e confiança a todos os cristãos e povos do Oriente Médio, o papa Bento XVI foi ao Líbano numa visita de três dias. O sumo pontífice desembarcou no Aeroporto internacional “Rafiq Hariri” em Beirute na manhã desta sexta-feira (14).
 Esta foi a primeira vez que visitou o país.
“Venho ao Líbano como peregrino de paz,
como amigo de Deus e como amigo dos homens”, disse o Santo padre.
papa_beirute
 
despedida_papa_libano
Leia Mais ►

domingo, 16 de setembro de 2012

NOVA DIRETORIA DA CRB Regional Recife



PRESIDENTE: PE. CARLOS ALBERTO DA COSTA SILVA, SCJ

MEMBROS DIRETORES:
IRMÃ PAULA FRANCINETTE DA SILVA, INSJ
IRMÃ MARIA DO CARMO FERREIRA, DIC (reeleita)
IRMÃ DAYSE CAMELO D’ARCE, IMF
PADRE ROBSON BARROS DA COSTA, SDB
Leia Mais ►

HOMENAGEM

Nossa Senhora das Dores, Rainha do Sertão nordestino
Salve Virgem Senhora!
Leia Mais ►

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CRB em assembleia regional

De 14 a 16 do corrente mês, acontecerá em Recife-PE, no Colégio Damas, a XLVIII Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Recife. O tema a ser refleitdo é "Reencantamento da Vida religiosa Consagrada a partir do seguimento de Jesus Cristo", sob a assessoria de Irmã Zenilda Petry, presidente da CRB Regional Belém. 
Leia Mais ►

ENCONTRO COM O PAPA

Audiência pública dos capuchinhos com o papa
Sala Paulo VI - Vaticano






Leia Mais ►