quinta-feira, 30 de abril de 2015

sábado, 18 de abril de 2015

II CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA FORMADORES E ANIMADORES VOCACIONAIS

No dia 17 de abril, teve início as 18h, no Juvenato Maria Auxiliadora, em Carpina-PE, o II curso de atualização para formadores e animadores vocacionais, tendo  a participação de 25 religiosos e religiosas de várias congregações e de vários estados do nordeste, a saber, Frades Capuchinhos (PRONEB e PROCEPI), Padres e irmãos da Pia Sociedade Pe. Nicola Mazza, Padres Dehonianos, Padres Salesianos, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, Irmãs Franciscanas de Maristela, Irmãs Franciscanas Bernardinas, Religiosas da Instrução Cristã, Irmãs Salesianas.  O intuito  do curso é trabalhar alguns temas importantes para a formação, estamos contando com a assessoria do Pe. Adauto Chitolina, SCJ que trabalhou os desafios e perspectivas dentro da formação para vida religiosa e do Irmão Alexandre Lobo, marista, que trabalhou acompanhamento personalizado. O encontro se estendeu até o dia 21/04 atendendo as expectativas dos formadores e animadores vocacionais.



















































Leia Mais ►

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Bispos do Regional NE 2 presentes na 52ª AG da CNBB

Mesa Regedora

Assembleia

Bispos do Regional NE 2

Leia Mais ►

53ª Assembleia Geral da CNBB

“Quero uma Igreja missionária, solidária e que saiba ouvir!”, com esse refrão cantado pela Assembleia, os bispos do Brasil deram início, em Aparecida (SP), ao 53º encontro do episcopado do país. O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno pediu as bênçãos para os trabalhos que se realizarão de hoje, 15, até o dia 24 de abril.
Alguns objetivos dessa assembleia foram previamente anunciados pela CNBB: a revisão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil; a ação dos leigos na Igreja; e as eleições gerais para os serviços da presidência e das comissões episcopais. Além disso, serão eleitos os delegados da Conferência para o Sínodo dos Bispos e do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). As eleições, novamente, serão feitas por meio de urnas eletrônicas.
O prefeito da cidade de Aparecida, Antônio Marcio de Siqueira, e o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, deram suas palavras de boas-vindas aos bispos. “Gostaríamos de convidar os senhores para fazer uso do teleférico para ir rezar no Morro do Cruzeiro”, acrescentou o reitor.
Evangelização dos leigos
Dom Giovanni d'Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, agradeceu o convite e a hospitalidade dos bispos. “Obrigado a todos aqueles que, durante esses dias, tomarão conta de nós” e em seguida retransmitiu um abraço especial do papa Francisco. O Núncio ressaltou a memória dos 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II e ainda a realização do Sínodo Ordinário, deste ano, sobre a Família.
Dom Giovanni também chamou atenção para um dos temas dessa assembleia, a participação dos leigos na Igreja, e confirmou que o cristão leigo enfrenta o mundo dando razões da sua própria esperança. Dom d'Aniello enumerou os campos de apostolado dos leigos: “a educação, a assistência, social, o progresso cientifico e a política”. Ele lembrou ainda que a evangelização dos leigos constitui um grande desafio pastoral. “O cristão leigo exerce uma ação apostólica que lhe é peculiar” e não somente um trabalho complementar ao dos ministros ordenados, disse o representante diplomático do papa.
Dom Damasceno finalizou as intervenções da abertura da assembleia. Ele esclareceu que a assembleia dos bispos do ano passado decidiu que as Diretrizes Gerais para o próximo quadriênio não serão inteiramente novas, mas profundamente renovadas, principalmente à luz da Encíclica Evangelii Gaudium e das palavras do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, em julho de 2013.
Fonte: cnbb.org.br
Leia Mais ►

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Frei Miguel de Anadia completa 92 anos de vida

Grande foi a alegria da fraternidade dos capuchinhos em Caruaru-PE, ao celebrar o aniversário do decano da fraternidade, Frei Miguel de Anadia, que no último sábado, dia 11/04, completou 92 anos de vida. Houve uma comemoração dentro da própria fraternidade e a noite houve a celebração eucarística, em seguida a comunidade se confraternizou com o aniversariante.

Frei Miguel de Anadia

Fraternidade Capuchinha de Caruaru-PE

Celebração Eucarística

Frei Miguel concelebrando na Missa

Frei Hélio, Frei Genivaldo e Frei Miguel

Frei Miguel distribuindo a sagrada comunhão

Frei Miguel e o guardião do Convento, Frei Genivaldo

Frei Miguel de Anadia

Frei Miguel e os confrades

Comunidade reunida

Comunidade reunida


Leia Mais ►